A fabricação de quilt é a forma mais simples de praticar o patchwork. Ele nada mais é que um mosaico de quadrados montado com a costura, feita tanto à mão como em máquina de costura. Há quem prefira começar com a arte do quilting por ser simples e é muito fácil de fazer. Dá para criar colchas, diversos cobertores bacanas e capas para estofados diferenciadas. A técnica é simples de fazer até mesmo para quem não tem destreza com o artesanato.
Como fazer quilt
Quilt passo a passo com aplicação de tecido
Você vai precisar de:
- tecidos em pedaços pequenos que se combinem para a estampa
- um tecido liso para ser a base de sua arte
- agulha ou máquina de costura
- linha da cor do tecido base
- papelão
- tesoura para papel
- tesoura para tecido
- Escolha o tamanho do seu quadradinho que vai formar todo o quilt. Desenhe ele no papelão e corte com uma tesoura de papel. Este será seu molde e pode ser guardado para uso posterior. Quanto menor o quadrado, mais trabalho vai ter na costura, por isso é indicado de começo usar quadrados maiores. Se você tiver uma mesa para corte em patchwork ou táboa de corte, não será preciso usar um molde de papelão. Esta é apenas uma solução simples e barata para uso provisório ou iniciantes.
- Corte todos os quadrados de tamanho igual.
- Passe o ferro no seu tecido para base. Ele deve ser do tamanho indicado com uma sobra de ao menos 3 centímetros de cada lado para contar com a perda da bainha. O tecido da base, que servirá de forro, costuma ser liso.
- Costure os seus quadrados em tecido lado a lado de forma a montar um grande retângulo. Costure pela parte interna, unindo de formas iguais.
- Costure agora seu grande quadrado compostos por mosaicos no seu tecido base. Ele deve ser grosso e vai servir também para esconder as costuras.
- Faça agora a bainha dos lados do quilt simples mesmo, com ponto simples. Tudo isso pode ser feito à mão, mas com certeza uma máquina de costura torna o trabalho mais simples. Mas se você não tem uma, não deve desanimar e abandonar a arte.
Quilt livre
O quilt livre é a arte de fazer quilting usando os traços de desenhos feitos à mão ou com máquina de costura. No visual fica parecendo um bordados, e os grafismos são criados de acordo com a sua mente. Para fazer uma máquina de costura, basta baixar os dentes da tração para o desenho ficar em ponto mais baixo. É simples se sua máquina fizer isso.Para fazer, primeiro desenhe o grafismo no tecido para apenas depois ir para a máquina de costura. Faça os traços e vá seguindo com pontos pequenos de costura. Pode pisar no pedal sem medo e ir seguindo suas linhas no tecido. É mais rápido que costurar à mão via mosaico.
As dicas são usar linha colorida para seguir os traços de forma mais aparente e ir treinando cada vez mais e mais. As primeiras artes com certeza não vão ficar perfeitas. Afinal, você não é profissional. Comece com bolinhas, traços apenas em tecidos mortos e depois curvas mais complexas, como desenhando em S, curvas de flores e assim por diante. A prática é que vai te levar à perfeição.
Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork em Gramado
Quem está próximo de Gramado pode curtir todos os Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork em Gramado, geralmente realizado sempre nos últimos dias do ano. A proposta é unir compradores e artesões para vender seus produtos, aprender em oficinas e também curtir as novidades de patchwork, como novos materiais lançados para fazer esta arte e tecidos novos para facilitar o trabalho de quem ama esta arte manual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.