
Em teoria, pode-se usar qualquer tipo de tecidos para patchwork, já que a arte é uma montagem de pedaços de tecidos para se formar ou cobrir peças diversas e para usos os mais variados. Mas artesãos profissionais acabam indicando alguns em suas compras, pois são considerados mais versáteis em criar e mais fáceis de firmar. Boas dicas para quem está começando de compra de tecidos vão a seguir (Também confira a nossa lista de material para patchwork!).
Os melhores tecidos de patchwork
- Algodão – é um dos materiais mais usados por ser facilmente lavado, ótimo para colagem e simples de ser cortado e manuseado. Também é uma boa dica para investir para quem está começando, pois ele desfia pouco quando é 100% e é um material barato, vendido por metragem. O mais usado pelos profissionais é o tecido 100% algodão, por diversos motivos: ele não solta tinta e nem encolhe e estica.
- Percal – este tecido é mais grosso e por isso é costumeiramente usado em forros. Para forros, usa-se também algodão cru em alguns casos, varia conforme a disponibilidade do mercado.
- Lona – é um ótimo tecido para a base para bolsas, tapetes e artes mais duras, em que o tecido não pode ser tão leve. O foco do uso da lona é sua resistência. Quanto mais a peça será usada, mais forte deve ser o tecido, por isso a lona é muito indicada para bolsas e não é complicado de costurar as peças.
- Lonita rústica – é outro tecido duro, pesado, por isso amplamente usado em artes mais resistentes, como tapetes, almofadas e base para colchas de cama.
- Veludo – sim, isso mesmo, veludo! O acabamento brilhoso do tecido é ótimo para peças mais decorativas, como colchas de cama e detalhes em tapetes e bolsas. Não é usado na parte como base, apenas em peças grandes mesmo e com cor mais forte. Também é ótimo para cobrir estofados em geral.
- Brim – o brim é feito a partir do linho e por isso costuma ser resistente. É uma ótima dica para artes de uso constante, como bolsas e roupas. Pode ser lavado em máquina em qualquer problema. Também é um tecido para fabricar fuxicos e outras artes com panos, bem como no uso de objetos decorativos em geral.
- Sintéticos – por serem uma mistura, são tecidos para patchwork baratos e por isso amplamente usados. E tem tantas estampas que é bacana investir para começar. Depois que a arte estiver aprimorada é que se deve partir para os tecidos mais nobres e caros, e assim eliminar a quantidade de erros.
Tecidos importados para patchwork
Um dos grandes debates de quem faz patchwork, em casa ou profissionalmente, é a escolha do tecido. Nacionais ou importados? Por muitos anos os tecidos importados para patchwork foram os preferidos do mercado porque tinham mesmo melhor qualidade e uma grande variedade de estampas. Mas o mercado mudou, a arte já é amplamente conhecida e hoje em dia não adianta partir para pagar tão caro quando o tecido nacional é mais em conta e com ótima qualidade.

A vantagem dos importados é a padronagem. As estampas são sortidas, pois no mundo de lá, já se investe bastante em poás, estampas étnicas e outros mimos para agradar aos olhos. Por muito tempo o mercado nacional era repleto de peças importadas com diversidade de cores que o mercado nacional não conseguia alcançar, mas isso já passou faz um tempo. Hoje, as produções estão quase empatadas.
Como escolher o melhor tecido para patchwork?
O segredo é analisar o projeto. Não faça a compra em estoque se não sabe com o que vai trabalhar e costuma fabricar peças sobe encomenda. Ao invés disso, peça amostras nas lojas de tecidos e guarde em casa para mostrar a seus clientes. Você pode ainda comprar pequenas metragens das peças e trabalhar em casa para escolher a sua preferida. O que não é bacana para um artesão, pode ser ótimo para você trabalhar em sua arte em patchwork.

Comprar tecidos para patchwork online
Além das lojas de sua cidade, há sempre a possibilidade de compras online de produtos bacanas. Há opções de kits de tecidos para patchwork e todo material de artesanato em tecido patchwork disponível online com bons preços, com a comodidade de chegar em casa e poupar tempo de ida ao comércio.

Para quem está começando na arte e não entende muito dos tecidos para patchwork, o mais indicado é começar indo nas lojas mesmo. Isso porque é preciso sentir o tecido com as mãos e saber se ele serve de fato para a sua proposta. É mais seguro pegar em cada peça. Com o conhecimento prévio alcançado, é só pedir online se você sabe o que cada fio quer dizer, percentual de pureza e conhece as possibilidades de cada peça ou kit de tecidos para patchwork.

Algumas dicas de sites para comprar são:
- Mercado Livre: O site de vendas independentes é uma ótima pedida para conhecer fornecedores em sua cidade e receber tudo em casa. Vende-se kit de tecidos para patchwork com diversas estampas e peças completas de uma mesma estamparia.
- Eva e Eva: O site entrega para todo o Brasil e com frete bem em conta. Há uma boa oferta de estampas para patchwork, tanto de tecidos nacionais como importados. Cada compra equivale a 1,50 m de tecido, por isso é preciso clicar duas vezes se quiser três metros, por exemplo. O site é atualizado diversas vezes por semana com novas peças.
- Casa Belém: Venda de tecidos para diversos tipos de artesanato, também com entrega em todo o Brasil. Há estampas bem criativas, como estampa de jornal, de frutas e muitas tendências da moda para quem adora trabalhar com a atualidade em artesanato. Os preços são de medianos a altos, pois muitos tecidos por aqui não são encontrados facilmente no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.