JOGO AMERICANO EM PATCHWORK: Tutorial

Quer dar um visual diferente em sua mesa de jantar? Ou preparar artigos especiais para decorar a mesa quando tiver convidados? Uma boa dica é criar um jogo americano em patchwork. A peça está na lista das mais vendidas em lojas e feiras artesanais usando esta arte, simples de fazer e muito elegante em seus resultados.

O patchwork não é complicado. Existem diversas formas de fazer e cada um acaba desenvolvendo a sua técnica com a prática e ao longo do tempo. Há quem fique na montagem de peças com madeira e outros que amem decoração de panos de copa e mexer com tecido. Dá para apenas decorar uma peça já existente ou criar a sua com recortes e diversos materiais para incrementar. Muitos usam produtos das lojas de aviamentos dos mais variados, como botões, cordinhas, fitas de cetim ou tecidos diversos e muita criatividade.

Um dos destaques do patchwork é mesmo usar a mente e soltar a imaginação. Com apenas tecidos coloridos dá para criar diversas imagens e fica bem diferente. Você pode dar uma nova roupagem a jogo americano já em casa em tecido e criar seus complementos, como porta copos, descanso de panelas e afins. Solte a mente!

Jogo americano em patchwork passo a passo

Jogo americano em patchwork de recortes – simples

Material necessário
  • recortes de tecido de diversas cores (se possível complementares)
  • linha e agulha
  • tesoura
  • tecido grosso para a parte de trás e de cor única
Como fazer
  1. Corte seus retalhos em quadrados do mesmo tamanho. Dependendo do tamanho do quadrado, se por 10x10, você vai precisar de seis apenas. Quadrados menores exigem maior quantidade, logicamente.
  2. Costure agora um a um os quadrados nas laterais para montar um pequeno moisaico. Não é complicado de fazer mesmo sendo um trabalho à mão. Costure com as dobras para o lado inverso. Uma máquina de costura pode ajudar e há ainda quem cole as laterais com cola para tecido. Mas no caso dos patchworks mosaicos, não deixa um acabamento legal. Melhor costurar.
  3. Corte o tecido de cor lisa do mesmo tamanho dos seus quadrados unidos. Costure por baixo deles. Para acabamento, basta embutir os pontos laterais ou unir os dois tecidos com uma fita e costura.

Quer detalhes de como fazer com video? Veja o tutorial a seguir:



Jogo americano em patchwork de Natal

Material necessário:
  • Tecido grosso para suportar pratos e copos na cor vermelha
  • Retalhos de tecido coloridos na cor verde e outras
  • fita de cetim vermelha
  • Tesoura
  • Caneta
  • Cola para tecido
  • máquina de costura ou agulha e linha
Modo de fazer:
  1. Corte o seu tecido mais grosso em retângulos em uma quantidade de quatro ou seis. Depende do número de cadeiras de sua mesa de jantar, mas também é bom deixar com sobras em caso de acidente.
  2. Procure online ou desenha no retalho de tecido verde uma árvore de natal. Com pedaços menores, desenhe quadrados, serão os presentes. Faça tiras pequenas para entrelaçar nos quadrados e simbolizar embrulhos clássicos de presentes do Papai Noel. Tecido amarelo pode ajudar a criar a estrela de cima da árvore, clássica. Bolinhas bem pequena em tecido ajudam a decorar a mesa.
  3. Passe o ferro no tecido retangular e o coloque em uma superfície lisa. Uma tábua de passar ou mesa são bons locais de trabalho. Passe cola nos recortes de árvore, pouca e espalhe com o dedo e pode colar em cima do tecido no centro ou em uma lateral, deixando uma margem. Cole os presentes um a um e quantos adereços quiser para criar sua estampa.
  4. Com linha e agulha, dobre a fita de cetim fina ao meio e coloque nas laterais e vá colando a fica. Esse será seu acabamento que pode ser feito com máquina de costura também. Outra dica legal é colar com cola para tecido, bem mais simples para quem não é fã de costurar. Espere um dia para secar na sombra e pronto, está feito seu novo jogo americano em patchwork.
Para as meninas que quiserem ver o passo a passo de um jogo americano de natal em patchwork em video usando o tema do papai noel aqui vai mais um video tutorial excelente:



Aqui vai outra dica muito bonita e fácil de jogo americano em patchwork:



Outra ideia legal e fácil é fazer o jogo americano no estilo viés:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.