Dicas de Patchwork para iniciantes
- O primeiro passo para quem jamais fez nada com esta arte é tentar começar a observar peças que gostaria de produzir. Um acervo visual para artesanato é muito importante para se ter uma ideia do que fazer. Busque fotos ou visite feirinhas e eventos de artesanato com patchwork e observe peças ricas em detalhes. Pegue na peça, toque nos acabamentos e isso vai te dar uma ideia do que fazer para produzir de começo.
- Seu próximo passo será pensar no material a ser elaborado ou coberto com a arte de patchwork. Uma dica é partir para os modelos mais simples, retos e sem muitos detalhes. Panos de prato são bacanas, bem como cochas de cama e qualquer outro material sem muitas dobras. Quanto mais simples for a arte, melhor será para elaborá-la sem contratempos.
- Uma dica é começar com panos retos mesmos e com acabamento simples, como uma boa toalha de mesa ou tapete. São bem simples e fáceis de fazer e não exigem muito de seu tempo. Ideias de como compor a arte são simples também. Basicamente, é só unir pedaços de tecidos de forma tradicional e costurar. A arte é basicamente costurar e unir pedaços de tecidos, ou cobrir tecidos com outros tecidos e materiais diferenciados, por isso é só escolher o que quer fazer e mãos a obra.
Patchwork para iniciantes passo a passo
Centro de mesa, toalha de mão, de prato ou tapete
Material necessário:
- tecido de estampas diversas (a metragem depende do tamanho de sua peça)
- linha e agulha ou máquina de costurar
- tesoura para cortar tecido
- tecido para fôrro
Você precisa agora do material de trabalho (confira aqui mais dicas sobre materiais). O básico é uma tesoura de cortar tecido, uma régua e agulhas de costuras. Estamos listando aqui para quem não tem máquina de costura. Se não tem, comece com as mãos e depois vá aprimorando a técnica. Quem já tem, é só partir para começar.
Escolha o formato de tecido a ser unido e corte na forma geométrica que quiser. Mas precisa ser quadrada por ser mais simples de costurar e montar o seu mosaico, ao menos no começo.
Corte quadrados maiores e todos de tamanhos iguais. Uma mesa de corte com uma régua seria o instrumento necessário para poder cortar todos em tamanho correto.
Se você não tem tais itens ainda, basta investir em posterior momento se a proposta é se manter na arte e aprimorar cada vez mais sua técnica manual.
Para unir os quadrados corretamente, costure de quatro em quatro.
Isso vai te dar uma proporção do tamanho da peça para a costura sem erros. Costure os quadrados um a um mesmo, sempre com cuidado para não errar e pela parte que vai ficar abaixo, não à mostra. A estampa deve ficar em cima e a parte de trás deve conter as costuras.
Costurados os quadrados, chegou a hora de colocar um forro na parte de trás. Pode ser qualquer tecido tão lavável como o da parte de cima. O importante é que ele cubra as costuras (remendos) da parte de trás. Há quem faça uma barrinha, apenas alinhave as pontas ou ainda coloque algum babado para dar acabamento nas pontas. Por enquanto, é só dobrar para dentro com o forro as pontas e costurar em pontos fechados e sua toalhinha ou tapete está pronto e fica bem charmoso.
Centro de mesa quadrado mais elaborado
Material necessário:
- tecidos de estampas diversas para a arte
- fita de cetim de 3 cm de largura no máximo para acabamento
- linha e agulha de costuma ou máquina de costura
- tecido para forro
Como fazer:
- Comece cortando pequenos triângulos em tamanhos iguais. Crie um molde e só depois você vai cortando os demais do mesmo tamanho. Uma dica: que tal criar um molde de papelão comum ou com caixa de leite? Você cria um molde e vai cortando se achar grande demais ou faz outro de material mais resistente e nem gasta. Pode guardar o molde para artes futuras também. Outra dica: deixe uma sobra de ao menos 2 centímetros em pedaço de tecido. Isso porque você vai precisar dobrar o tecido para a costura, e vai perder medidas. As figuras podem ficar menor, comprometendo o comprimento final da peça.
- Triângulos cortados em tecidos, faça a união formando os mosaicos em tecidos. Lembre: dois triângulos formam um quadrado. Junte estampas diferentes para o desenho ficar divertido e costure do tamanho que quer a peça. Finalize sempre com as laterais em quadrados.
- Seu próximo passo é costurar o forro na parte de trás, unindo os tecidos por suas margens. Obviamente que isso fica bem mais fácil com uma máquina de costura. Mas com pontos pequenos e delicados, é fácil de fazer também. Há quem use cola quente para unir os mosaicos e os tecidos, mas o resultado pode ficar muito grosseiro e largar com as lavagens. A costura costuma ser mais durável e delicada.
- Margens costuradas, aprenda a esconder as pontas para finalizar seu centro de mesa quadrado em pathwork. Use a fita de cetim nas bordas. Você pode colar esta parte ou costurar com linha da mesma cor da fita para ficar invisível. Corte com cuidado e lembre que vai unir as fitas nas pontas.
- Dobre a fita ao meio e costure lado por lado. Pronto, seu pano está pronto. Quer inovar ainda mais? Você pode usar a mesma fita de cetim para criar laços e apregoar por meio de linha ou ainda com cola de tecido. A partir dai é só usar a sua criatividade para complementar a peça de forma simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.