As principais técnicas de patchwork
Mosaico simples

É só unir pedaços de tecido para criar um mosaico, que pode ou não formar uma imagem diferenciada de acordo com a escolha dos tecidos. É uma técnica de patchwork para iniciantes e costuma formar figuras quadradas, como panos de prato, colchas de cama e o que você mais desenhar. Caso o artesão evolua, ao invés de quadrados pode-se usar triângulos e figuras cada vez mais complexas para unir por meio de costura.
Aplicações

Esta técnica também simples costura criar estampas por meio de pedaços de tecidos sobre um tecido de fundo. Pode-se costurar com as mãos ou com a ajuda de uma máquina. É como vemos desenho em alto relevo em diversos tecidos sem problema.
Patchwork em isopor
Para quem definitivamente não é bom com agulhas, esta é uma das melhores técnicas de patchwork no mercado (veja mais detalhes aqui). Usa-se isopor como base que, quando os desenhos são passados para a peça, é só furar com estilete e ir enfiando o tecido para dentro da fenda criada com o corte. Não é preciso tirar nada do isopor, o tecido vai se ajustar aos buracos e vai ficar alto relevo. É um dos mais fáceis de fazer. Dá para decorar caixas, mesas e quadros ou criar porta-retratos, o objeto mais comum usando esta técnica.
Aquarela ou colorwash

Com esta técnica se usa estampas sutis e leves para criar um efeito de pintura aquarela em tela. É uma técnica mosaico mais avançada que consiste apenas na melhor escolha nas estampas e tem efeito visual parecido com uma estampa impressionista.
Bargello
Estampas criadas com tiras para criar grafismos e figuras geométricas. Primeiro se costura as tiras horizontais, para depois cortar e costurar novamente e criar os desenhos surrealistas. Os artesãos adoram criar ondas com os quadradinhos e fica bem interessante.
Baltimore
Usa-se papel para fazer aplicação em tecido em conjunto com tecido. O resultado será uma estampa em alto relevo para ser aplicada em tecido. O efeito de textura é muito interessante e é legal de tocar.
Colcha Memorial (Memory Quilt)

Este tipo de técnica de patchwork usa conceitos do mosaico, mas tem um valor sentimental diferente porque usa peças de entes queridos para compor o tecido. É comumente produzido para um memorial, usando roupas, colchas de cama e demais peças de uso pessoal de um parente ou amigo falecido.
Corte livre
Também conhecido como “cortar e colar”. Pegue um tecido com estampa, corte os desenhos e cole em outro tecido para criar a arte. É bem mais prático que desenhar, não é mesmo? E fica igualmente bacana.
Janela de catedral
Os desenhos serão aplicados em um tecido de fundo em formato de janela de catedral, uma figura geométrica diferenciada que parece um quadrado com as pontas arredondadas. Pode-se usar o mesmo tecido para criar todas as janelinhas ou um de cada cor, para quem adora estampas.
Maluco

Unir qualquer tecido de qualquer forma para criar mosaicos irregulares é uma forma de criar patchwork também. Podem ser bolinhas, retângulos, quadrados e tudo mais que você imaginar e vai ficar bacana. A dica é usar sobras de tecidos, os conhecidos retalhos que costureiras costumam descartar.
Materiais para ajudar a decorar patchwork
Incrementar peças na decoração com patchwork é bem simples. Visitando lojas de aviamentos você pode ter diversas ideias do que usar e vai ficar bacana. Caso você esteja iniciando nessa arte clique aqui para saber sobre os materiais básicos. Mas caso você queira algumas sugestões para decorar, temos algumas para indicar a seguir.
Botões
Há quem aplique os botões sozinhos, como olhos de animais e pessoas em desenhos. Botões coloridos estão a venda em lojas de aviamento e para artesanato coloridos e com estampas até, próprios para serem usados em arte e não em costura. Há diversas formas de usar tais itens em patchwork, tanto costurando como usando cola quente. Invista em cores diversas e use a imaginação!
Fitas de cetim
São usadas para acabamentos em bainhas. Mas seu brilho pode servir para aplicação na própria peça, com lacinhos e detalhes em roupas de pessoas na estampa. Há diversas larguras de tais fitas e elas são finas, por isso podem ser costuradas na peça sem qualquer problema. Quanto mais cores usar e diversificar no cetim, melhor.
Glitter para tecido
Há cola com glitter para tecido ou apenas o glitter, a ser aplicado acima de cola para tecido neutra ou ainda com cola quente. Muitas pessoas usam este tipo de cola para escrever nomes ou criar desenhos fininhos, como de nuvens, de colheres e algo muito delicado. A cola demora a sair, mas a lavando a peça à mão ela demora ainda mais.
Pedras de strass

Para quem adora glamour em suas peças, esta é a sua melhor opção de uso e é muito bacana. O strass se fixa no tecido apenas com cola para tecido e ele dura mesmo com lavagens. Serve para acréscimos na decoração, pois ele brilha, mas de uma forma discreta.
Miçangas
Miçangas coloridas estão para o artesanato como a agulha está para costura. Nas lojas para produtos artesanais há uma grande variedade de cores e tamanhos, que devem ser escolhidos de acordo com seu tipo de tecido usado. Quanto mais grosso for o tecido do patchwork, como lona, mais grossa deve ser sua miçanga. Ela pode ser costurada ou colada com o uso de cola quente.
Sianinha

É uma fita ondulada para acabamentos, encontrada em cores claras, escuras, brilhosas e acabamentos acetinados. Pode ser costurada ou colada na peça em patchwork. Costurada é melhor porque não cai. Os brilhos também não costumam cair mesmo depois de diversas lavagens.
Gostaram das dicas sobre as técnicas de patchwork? Deixe sua opinião nos comentários! Qual a sua preferida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.